Latência (ou a verdadeira velociadade da Internet)
Olá novamente. Sei que já havia algum tempo desde o último post, mas claramente prefiro escrever algo em condições do que andar a preencher quotas.
Hoje trago-vos o artigo que complementa o artigo da largura de banda, a latência.
O que é que é a latência? A população mais dada aos jogos online possivelmente conhece a latência por outro nome (ping ou lag) e é o tempo que uma unidade de informação demora desde o seu ponto de origem até ao seu ponto de destino e esta latência é a verdadeira velocidade da Internet.
Quando estamos a trocar dados entre equipamentos, os dados são tipicamente transformados em impulsos eléctricos, radiações ou feixes de luz, e quando estamos a falar de comunicações fora da rede local, ou seja, que utilizam de facto a Internet, há muito por onde esta latência pode aumentar. Vamos imaginar a situação típica, começando no vosso computador:

Ou seja, basta um destes pontos estar congestionado ou ter alguma falha para que a vossa ligação demore mais tempo. Adicionalmente, fruto de acordos de interligação entre as várias empresas da especialidade, a vossa operadora pode enviar os vossos dados por um caminho que demore mais tempo. Ao implementar essa prática passa a cumprir com as quotas mínimas de transferência de dados acordadas entre as várias empresas; em algo similar com o acordo das SCUTs (em que existe um acordo acerca do numero mínimo de carros que utilizam a tal estrada por ano).
Por isso vos digo, se querem rapidez pura e dura para a vossa ligação à Internet, ao invés de investir em mais largura de banda, tentem avaliar qual a operadora da vossa área com menores latências pois esta vai ser mais determinante para a rapidez da vossa ligação que a largura de banda (assumindo que não estão a utilizar o máximo da vossa largura de banda, para mais informações ver o artigo sobre Largura de Banda)
As operadoras claramente sabem que a latência é importante para a velocidade tanto que pelo menos a operadora Altice/MEO, para um conjunto selecto de clientes jogadores do popular jogo online League of Legends, têm um tarifário especifico denominado MEO Anti-Lag Gold onde, assume-se pelo título do tarifário, ser um tarifário específico com condições preferenciais no que diz respeito à latência. A mera existência de um tarifário para endereçar esta situação comprova que a latência é uma situação válida e que impacta no mínimo um conjunto de utilizadores que necessitam destas condições bonificadas para um melhor desempenho do seu jogo online.

Crédito Imagem: https://lplol.pt/meo
Convém expressar que eu não tenho nada contra a existência deste tipo de tarifários, acho realmente que a latência não é um problema que afecta todos por igual e a maioria das pessoas poderá nem notar a diferença se latência aumentar ou diminuir. Sou contra, sim, que este tarifário não seja aberto ao publico em geral que, não sendo um jogador (para cumprir com o requisito de adesão de possuir uma conta de jogador de mínimo nível 30), pode ter uma real necessidade (para o seu hobbie ou actividade profissional) de beneficiar de uma latência mais baixa e vê-se impedido pois não cumpre as condições de acesso para poder ter este tarifário. Aliás, da mesma forma que as operadoras oferecem preçário diferenciado de acordo com a largura de banda oferecida, podia haver também a possibilidade de escolha da latência típica e desta forma dar uma maior escolha ao público em geral acerca das características da sua ligação à Internet.
Boas leituras,
Rui