Discord
Olá novamente!
Houve, recentemente, um evento em Portugal que trouxe à superfície uma palavra desconhecida para muitos. Esta palavra é: Discord. Devido à natureza do evento em si, e da sequência temporal à volta deste assunto pode ter passado a imagem que o Discord e a Dark (ou Deep) Web estariam relacionados (não sei se é por ter um Dark Mode em que usa cores mais escuras para não cansar tanto a visão dos seus utilizadores). Creio que não preciso de explicar o que é a Dark Web devido à ideia que a maioria já possui, em todo o caso fá-lo-ei num artigo futuro. E este artigo vêm para dizer que o Discord não tem nada que ver com a Dark Web.
O Discord é uma plataforma que permite ter conversas por voz, texto ou vídeo quer estas sejam privadas ou num contexto de comunidade. Existem aplicações para computador, Web e telemóvel para poder chegar a todo o lado. Esta plataforma teve como público alvo a população que joga videojogos mas pela sua versatilidade pode ser usado em qualquer contexto mesmo uma empresa pode usar o Discord para concentrar toda a sua comunicação entre colaboradores ou um professor pode usar o Discord como um canal de comunicação com os seus alunos.
Para usar o Discord, tipicamente é criado o que se chama de “Servidor”, estes servidores podem ser privados ou públicos consoante a vontade de quem tenha privilégios de administrador e representa um local para se debater um determinado tema podemos colocar como exemplo “Faça Você Mesmo” que teria o objectivo de juntar pessoas que tivessem um interesse partilhado em carpintaria, pintura, bricolage, canalizações, … E para cada uma dessas sub categorias pode-se criar no servidor um “canal” ou seja um local para uma discussão específica dentro do grande tema. A verdade é que isto é mesmo à escolha do freguês se uma pessoa gostar só de canalizações pode criar um servidor só para canalizações e ter canais para vedantes, chuveiros, torneiras, … as opções simplesmente não acabam.
Como em tudo na vida existe a possibilidade de existirem servidores no Discord menos sérios mas isso também existe no Facebook, WhatsApp, Telegram, … ou seja o Discord é como qualquer outra plataforma de comunicação online, é tão séria como os seus utilizadores.
Espero que esta explicação tenha servido para eliminar alguma réstia de dúvidas que poderiam existir sobre o Discord para que o mesmo não caia vítima de uma correlação infeliz.
Saudações e Boas leituras,
Rui