DNS (Domain Name System)
Olá novamente!
Hoje quero-vos apresentar um serviço que usamos todos os dias sem sequer nos apercebermos. Quando acedemos a um site, vemos o nosso e-mail, vemos televisão pela internet e muitas outras coisas usamos um serviço chamado DNS ("Domain Name System", em inglês) ou em Português "Sistema de Nomes de Domínios".
Antes, um pouco de contexto: na nossa conhecida internet, cada dispositivo tem um endereço de IP, seja ele externo (contactável pela internet publica) ou interno (somente acessível dentro da mesma casa/empresa). Esse endereço de IP (por exemplo: 194.117.42.133) é como se fosse o número de telefone de alguém, utilizado sempre que precisamos de contactar essa pessoa ou instituição; mas tal como com os números de telefone é difícil conseguir decorar os números de telefone das imensas pessoas ou instituições que contactamos regularmente pelo que frequentemente utilizamos as nossas listas de contactos para associar um número de telefone a um nome. E a função principal do DNS é mesmo essa: converter algo familiar (como um nome) num endereço de IP que o nosso computador utiliza para de facto estabelecer uma ligação.
- "E como é que o meu computador consegue fazer essa conversão? Ele têm uma lista?".
Não, apesar de podermos dizer que a base do DNS era algo similar a isso, à velocidade que a internet se modifica hoje em dia e com a quantidade de nomes registados na internet, não é comum haver uma lista total mundial e para isso o nosso computador faz uso de um outro computador que tem essa responsabilidade esse computador tem o nome de "Servidor DNS"; remetendo para o nosso exemplo dos números de telefone, um servidor de DNS é como se fosse uma lista telefónica onde existem registos entre nomes e números de telefone com a diferença que se um dado servidor não tiver um determinado registo, tipicamente dá instruções ao nosso computador de um outro servidor DNS que provavelmente saberá o que o nosso computador está a perguntar.
Ou seja e concluindo, quando, no nosso computador, precisamos de ir ao website da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e colocamos https://ciencias.ulisboa.pt, o nosso computador contacta um servidor de DNS afim de saber o verdadeiro endereço desde website e eventualmente receberá a resposta 194.117.42.133 e o nosso computador começará a carregar o website.
O DNS é de facto um serviço maravilhoso pois facilita de forma generalizada o uso da internet e faz com que possamos utilizar nomes em vez de números quando navegando na internet. Existem cenários mais avançados de uso do DNS, muitos deles relacionados com segurança, mas essa explicação teria que ficar para um outro post.
Espero que tenham gostado deste post! E até à próxima!
Rui